quinta-feira, agosto 31, 2006

TPM ?!


Noutros tempos, acreditava-se que a tensão pré-mestrual (TPM) ou síndroma pré-mestrual era algo que apenas "passava pela cabeça" das mulheres. Hoje sabe-se que esses sintomas são reais e não imaginários. De facto, calcula-se que 30 a 40 por cento das mulheres apresentam sintomas suficientemente graves para perturbar as suas actividades quotidianas.

Ninguém sabe ao certo o que provoca o síndroma pré-mestrual. Alguns especialistas acreditam tratar-se de alterações químicas no cérebro. As hormonas também podem ter o seu papel.

Síntomas psíquicos:

- depressão
- tensão
- variações de humor
- irritabilidade ou ira
- dificuldade de concentração
- sensação de ser incompreendida
- sensação de descontrolo
- agressividade
- alterações de humor
- nervosismo

Sintomas físicos:
- aumento de peso
- retenção de fluídos
- inchaços
- flacidez dos seis
- dores articulares e musculares
- náuseas
- vómitos
- dores de cabeça
- tensão mamária
- problemas de pele

(Adaptado)

O sindroma pré-mestrual afecta muitas mulheres, que o diga eu e aqueles que convivem comigo nesses dias "díficeis". A verdade é que fico impossível de aturar, o que é muito complicado para quem tem de conviver comigo...

Para uma mulher que conheça bem o seu corpo, por poucos que sejam os sintomas físicos, ela com o tempo começa a conhecê-los e a lidar com eles. O problema são mesmo os psíquicos, porque mesmo que às vezes tentemos evitá-los ou controlá-los é muito complicado.

Para evitar que o dia se torne ainda mais desagradável e para que não haja discussões, acho que é importante o apoio, a compreensão e sobretudo a paciência daqueles que convivem com uma mulher que esteja a sofrer de sindrome pré-mestrual (apesar de às vezes ser muito, muito, muito complicado).

2 Comments:

Anonymous M.Guttensberg said...

Pois é... o TPM n é uma coisa mm nada facil!Acreditem k para um homem entender essas mudanças de humor e irritabiliade vindos do nada custa mt, pk nos nca tivemos ou sentimos nada assim parecido.Nem smpre e facil dar o apoio e ter a compreensão necessarias, pk por nao entendermos isso, as vezes dizemos ou fazemos coisas k em vez de ajudarem inda tornam tudo pior...e no fim inda nos podemos sentir culpados de termos tentado.Mas isto e uma coisa tao complexa k kd pensamos k ja sabemos lidar com a situação akilo muda tudo,e no mes seguinte vem totalmente diferent.Na minha opinião,axo k nesta altura do mês tem de haver uma mutua tentaviva dos 2 sexos para tentar controlar este síndroma ou o relacionamento pode tornar-se mesmo complicado.Resumindo axo k o TPM é uma coisa mt mal inventada, e se o objectivo era avisar k na semanita a seguir tava aí o periodo, axo k ha maneiras mais faceis e k n xateiam tanto:)

2:15 da manhã

 
Blogger Anusca said...

Pois é, a TPM é assim uma coisa complexa. Eu posso falar por dois lados... Por quem sofre do problema e por quem sofre por aturar o problema =P
Realmente acredito que seja complicado entender para quem não sofre da malvada TPM. Havia um menino que perguntava "mas vocês não conseguem controlar isso??". Epá, falando por mim, isto às vezes não damos que estamos com TPM, e achamos que realmente as outras pessoas tiraram o dia para nos chatear e que só dá vontade de mandar um grito. Quando nos apercebemos do que se passa acabamos por tentar controlar um bocado (não que seja fácil controlar a vontade de ralhar com toda a gente, porque isto é mesmo agressivo e qualquer coisa, mesmo a mais idiota, faz-nos perder a pouca paciência que temos), mas é sempre difícil.
Mas tendo em conta que os outros não têm de levar com o mau humor, há que fazer um esforço.
Mas o controlo acaba por ser uma estrada de duas vias: a pessoa que sofre deve estar consciente que o problema não é os outros chatearem, é mesmo um conjunto de alterações químicas provocadas por hormonas aos saltos, e as pessoas com quem convive devem tentar dar uma abébia e tentar não dizer muita coisa que possa chatear, ou ainda acabam todos zangados.

4:51 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home