quarta-feira, agosto 30, 2006

Anorexia Sexual



Há indivíduos, maioritariamente mulheres, que renegam o desejo, são bonitas, gastam quantias imensas para terem uma aparência perfeita, são sexy, mas refugiam-se no trabalho, estão obcecadas pela carreira e... têm medo do prazer.
Essas são as mulheres que sofrem de uma nova patologia: a anorexia sexual.
Querem ser desejadas, esforçam-se para ser belas, mas não conseguem usufruir do seu corpo, ficando apavoradas só de pensar na possibilidade de alguém lhes tocar num fio de cabelo. Evitam compromissos demasiado emotivos, seduzem com alguma arte, mas iludindo sempre o sexo oposto.

«Considerando o sexo uma dimensão importante da vida das pessoas, é evidente que comportamentos que se pautem pela inibição dessa faceta tornam as pessoas tendencialmente insatisfeitas, incompletas, o que poderá gerar outro tipo de distúrbios.
As primeiras experiências sexuais são determinantes para a relação que a pessoa tem com o sexo, não esquecendo que, nestas questões, cada um tem as suas próprias características», analisa o médico psiquiatra.

A pessoa que sofre desta doença nega as suas necessidades e não admite impulsos.
De facto, não existe grande diferença entre reprimir a vontade de comer e suprimir a necessidade de ter um envolvimento sexual com alguém. O processo psicológico é semelhante.

(adaptado de http://saude.sapo.pt/gkBF/417418.html)